quarta-feira, 6 de maio de 2009



Oiii ai nem acredito didico esta de volta mesmo.. que lindo seja bem vindo.. bjks

‘Bonecão do Posto’ vira Imperador e retorna nos braços do povo à Gávea

Hostilizado por seu ‘estilo rompedor’ em sua primeira passagem pelo Flamengo, Adriano volta ao clube com status de galáctico

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Tamanho da letra

Adriano no Fla, ainda com 18 anos

Nos braços da “nação”, Adriano se apresenta ao Flamengo, na Gávea, nesta quinta-feira, às 15h, quase oito anos depois de sua última exibição com a camisa rubro-negra, no dia 28 de julho de 2001, contra o San Lorenzo (ARG), pela Copa Mercosul. Mas nem sempre foi assim. O Imperador, como ficou conhecido no Internazionale de Milão, tem um histórico de vaias e apelidos nada amistosos em sua primeira passagem pelo clube.

Apesar de ter jogado apenas 46 partidas e marcado 12 gols pelo Fla, Adriano deixou a Gávea com o estigma de “Bonde” em 2001 e o grito que vinha das arquibancadas lhe dava a alcunha de “Bonecão do Posto”.

Nem só de críticas, porém, foi a primeira passagem do Imperador pela Gávea: reserva no histórico “gol do Pet”, que garantiu ao clube o quarto tri da história, em 2001, chegou à seleção brasileira, pelas mãos de Leão, em 2000, com apenas 18 anos.

Início na lateral-esquerda


Franzino e baixinho, quando chegou ao Flamengo, aos nove anos, em 1991, Adriano foi destaque nas quadras de futsal e logo se transferiu para os gramados da Gávea. Mas o início foi longe do ataque. Até o último ano de juvenil, ele defendeu o Rubro-Negro como lateral-esquerdo. Nessa posição conquistou a Copa BH de Juniores, em 99, até que sob o comando de Carlos Alberto Torres, em experiência pelo time profissional, foi deslocado para o ataque.

Irregularidade, auge com Zagallo, seleção e vaias


Adriano começou a despertar a atenção dos torcedores com a participação no título mundial da seleção brasileira sub-17, em 99 na Austrália. Ao lado de nomes como Souza e Léo Lima, garantiu o bicampeonato para o país e retornou à Gávea como grande promessa.

Divulgação/Flapédia

Imagens de Adriano ainda criança

Em 2000, a estadia no juniores não demorou muito. Impressionado com o talento do garoto, Paulo César Carpegiani o levou para o time de cima na disputa do Rio-São Paulo. Em dois de fevereiro, o Adriano estreou e atuou poucos minutos em um clássico contra o Botafogo. Quatro dias depois, o cartão de visitas: com um gol, se tornou o destaque de uma goleada por 5 a 2 sobre o São Paulo no Morumbi.

Consolidado entre os profissionais, o atacante teve participação discreta no título estadual de 2000, e marcou um gol apenas, contra o Bangu. O retorno da boa fase aconteceu na Copa João Havelange, com Zagallo. O Velho Lobo apostou no talento do garoto e permitiu que ele tivesse sequência. Em 18 partidas pela competição foram sete gols. O mais importante na vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, que seria o campeão da competição.

O vigor físico e os gols fizeram Adriano, que já sofria com as vaias da torcida do Flamengo, ser convocado por Emerson Leão para a partida contra a Colômbia pelas Eliminatórias para a Copa de 2002.

No ano seguinte, quando imaginava-se que Adriano iria se tornar ídolo da torcida, o Imperador voltou a alternar bons e maus momentos, irritou a torcida com seu jeito desajeitado de tentar as jogadas e caiu em desgraça. As vaias e apelidos pejorativos abalaram o jogador, que em julho de 2001 foi negociado com o Inter de Milão. Na negociação, o Flamengo liberou ainda Reinaldo por Vampeta mais uma compensação financeira.

Confira a lista com todos os gols de Adriano pelo Flamengo:


Rio-São Paulo – 2000

São Paulo 2 x 5 Flamengo – 06/02/2000

Amistoso internacional

Bétis 1 x 2 Flamengo – 29/08/2000

Copa Mercosul – 2000

Flamengo 2 x 0 Veléz – 24/10/2000

Copa João Havelange - 2000

São Paulo 3 x 2 Flamengo - 12/8/2000 (dois)
Santa Cruz 2 x 2 Flamengo - 20/8/2000
Flamengo 3 x 1 Goiás - 14/9/2000
Flamengo 3 x 0 Santos - 23/9/2000
Gama 2 x 4 Flamengo - 30/9/2000
Flamengo 4 x 0 Vasco - 27/10/2000

Carioca – 2001

Flamengo 3 x 2 Bangu – 10/02/2001

Copa do Brasil - 2001

River 0 x 2 Flamengo - 14/3/2001


Adriano já é jogador do Flamego


O Flamengo confirmou esta quarta-feira a contratação do avançado Adriano que, há um mês, rescindiu de forma polémica com Inter de José Mourinho. O «imperador» vai ser apresentado esta quinta-feira, com pompa e circunstância, no Salão Nobre da Gávea, na primeira de uma série de acções de marketing que estão programadas, à imagem do que o Corinthians fez com o Ronaldo «fenómeno».

O acordo com o jogador e com um novo patrocinador, que vai pagar grande parte do salário do avançado, já estavam definidos, mas o presidente do Flamengo, Delair Dumbrosk, só agora acertou os últimos pormenores que permitiram o acordo entre todas partes.

Chega assim ao fim uma «novela» que se prolongou ao longo do mês e Abril. No dia 5 o avançado deixou Itália e regressou ao Brasil, anunciando apenas que tinha «problemas particulares» para resolver. No dia seguinte, José Mourinho pediu paciência aos adeptos, referindo que Adriano estava com problemas. No dia 9, Adriano deu uma conferência de imprensa, no Rio de Janeiro, para dar conta que ia parar de jogar futebol por tempo indeterminado e repensar a sua carreira.

As especulações multiplicaram-se em torno do futuro do jogador, até que no dia 24 o Inter de Milão anunciou a rescisão oficial do seu contrato com efeitos retroactivos a partir de 1 de Abril. Quatro dias depois, o avançado confirmava negociações com o Flamengo e que estava com uma «vontade absurda» de defender o clube rubro-negro.




Um comentário:

louca pelo ADRIANO disse...

e amanhã queria tanto pode estar lá na apresentação....
boa sorte dri....